A tragédia de Santa Tereza:
- um crime doloso …
Filipa Saanan
Vivi horas de pavor e profundo desespero ao anoitecer de sábado: tenho uma casa em Santa Tereza, onde costumo passar os finais de semana, e meu Filho que está no Brasil, para lá se foi na sexta-feira, encontrar amigos, reduzir saudades deste bairro que amamos.
Ao ouvir-ver a noticia da tragédia, liguei para seu celular por pelo menos 15 vezes inutilmente: mudo. Queria pegar o carro e voar para o local, mas as forças faltavam-me até para levantar, e a enfermeira que está comigo também não permitia, chegou a chamar meu médico: a pressão caindo, a respiração difícil, as pernas sumindo, mal conseguia falar. Depois de medicada e já estável, pendurei-me ao telefone à cata de meu Filho: IML, Souza Aguiar, Andaraí, Miguel Couto, SAMUR, Bombeiros... ninguém informava nada, ou não queriam dizer o nome das vitimas, apenas uma resposta ensaiada: ainda estamos recebendo as vitimas.
Finalmente , meio ao pânico que me abatia, consegui falar com o IML e uma atendente [educadíssima - obrigada Carol] disse que o nome de meu Menino não constava da lista de óbitos. Ficou a agonia da dúvida: estará ferido? Entre preces e lágrimas, esta via crucis durou umas 04 horas, até que Ele ligou, pedindo desculpas pela demora, pois perdera o celular enquanto ajudava a socorrer os feridos. Apavorado e em prantos, contou que nunca vira tanta dor espalhada.
De imediato veio uma onda de alivio, durou pouco, pois fui tomada pelo sofrimento das famílias dos mortos e feridos, e da mais absoluta revolta contra o criminoso Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral: um factóide patife, um irresponsável, um assassino.
Ele sabia das condições dos Bondinhos, ele conhecia dos riscos que moram naqueles trilhos de Santa Tereza: sabia e permitia a ida e vinda de centenas de inocentes que por seus vagões bucólicos transitam, dia após dia, e nada fez, calou-se, omitiu-se, compactou com as sabidas mortes em efigie.
Sergio Cabral é o autor desta tragédia mil vezes anunciada e denunciada!
Nove dias antes do acidente com o bonde, este Governador Bandido suspendeu os pagamentos à empresa responsável pela manutenção dos veículos. Seu Secretário Júlio Lopes, declarou entre as poças de sangue das vitimas: o bondinho não passava por reformas há 30 anos.
Tais elementos são indicativos de um Crime Doloso: o governador- agente sabia o resultado de seus atos, e assumiu o risco de produzi-los. O crime doloso, também chamado de crime ou dano comissivo ou intencional, é aquele em que o autor [no caso em pauta- Sérgio Cabral] previa o resultado lesivo de sua conduta e, mais, a permissão de suas consequências.
Sergio Cabral é o autor-responsável pelas cinco mortes e pelas outras 57 vitimas que ficaram feridas no acidente. O bonde fazia o trajeto Lapa-Santa Teresa, na zona sul do Rio de Janeiro. A composição teria perdido o controle e batido em dois postes antes de tombar. A perícia técnica identificou arames, substituindo parafusos.
''Mais do que o abandono de um bem tombado, que, quando convém, tem a imagem utilizada para ilustrar interesses politiqueiros de divulgação da cidade, estamos diante de um crime grave, na medida em que pessoas morrem ou sofrem lesões corporais de natureza grave, que certamente poderiam ser evitadas se o governador e o secretário [de Transporte, Júlio Lopes] cumprissem a decisão judicial que, há mais de dois anos ordenou a recuperação integral do sistema de bondes."
O Crea [Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia], em relatório da Capa (Comissão de Prevenção de Acidentes) divulgado publicamente, recomendou que os bondes modificados não fossem colocados em circulação devido à falha grave na localização do sistema de freios.
Todas as recomendações da Capa , bem como o mandado judicial, foram literalmente ignorados pelo Governo do Estado e por sua Secretaria de Transportes.
Neste breve relato, todas as qualificadoras do delito praticado , todos os elementos que tipificam o dolo ,todos os atos [em série], que caracterizam a conduta ilícita do Governador.
Neste breve relato, todas as qualificadoras do delito praticado , todos os elementos que tipificam o dolo ,todos os atos [em série], que caracterizam a conduta ilícita do Governador.
Isto posto, fica a pergunta: quem irá responsabilizar e indiciar Sérgio Cabral por este crime bárbaro contra tantas Vidas?
Segundo o Secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes, o bondinho não passava por reformas há 30 anos.
Leiam a Carta da Amast, em mais informações
Carta da Amast culpando o governador Sérgio Cabral, o secretário Júlio Lopes e o Ministério Público.
"Pelas razões acima e por todos os outros motivos que até as pedras centenárias das ladeiras de Santa Teresa conhecem, reputamos como principais culpados as autoridades aqui mencionadas, com especial destaque para:
1. O governador Sérgio Cabral, que com sua habitual desfaçatez, suscitou à época do acidente que vitimou a professora Andréa de Jesus Rezende, uma possível municipalização dos bondes, com o único propósito de desviar o foco da imprensa quanto à raiz do problema, haja vista que nenhuma palavra voltou a ser dita sobre o assunto nos últimos dois anos.
2. O secretário Júlio Lopes, pela malversação da verba pública que deveria ter sido aplicada na recuperação dos 14 bondinhos tradicionais, e que foi aplicada na aventura tecnológica fracassada empreendida pela empresa T’TRANS, que resultou na criação de aberrações com aparência de bonde porém repletas de problemas de projeto que até hoje não foram superados.
3. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, pela omissão em requerer à Justiça a execução provisória das decisões que ordenaram a recuperação integral do sistema de bondes de Santa Teresa, mesmo após o esgotamento dos principais recursos em que o Estado saiu-se perdedor".
A Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa divulgou uma nota em seu site, neste domingo, na qual classifica o acidente ocorrido com o bondinho como uma tragédia anunciada. A associação culpa o governo do estado por omissão e descaso com o sistema de bondes de Santa Teresa.
O que faz o secretário estadual de Transportes, Sr. Júlio Lopes?
Cadê o Ministério Público do Rio de Janeiro? Ficou omisso mais uma vez. Lamentável !!
A Diretoria da AMAST lamenta profundamente o acidente ocorrido na tarde de hoje e se solidariza com a família das vítimas fatais e dos feridos. Nós, moradores de Santa Teresa, estamos profundamente abalados com a notícia e com a perda irreparável do motorneiro Nelson.
Nesse momento de dor e indignação, temos a dizer à imprensa, à sociedade civil e aos poderes constituídos que não aceitamos, em hipótese alguma, a classificação desse acidente como fatalidade. Trata-se de uma tragédia anunciada; mais uma, como foram a morte da Prof. Andréa de Jesus e, recentemente, do turista Francês Charles Damien.
Qualquer que seja o motivo apontado pela perícia, é certo que o Estado do Rio de Janeiro, na pessoa de seu Governador Sérgio Cabral e, principalmente, na pessoa do Secretário de Transportes Júlio Lopes, omite-se de forma vil e dolosa há anos, tratando o sistema de bondes de Santa Teresa com descaso.
Mais do que o abandono de um bem tombado, que, quando convém, tem a imagem utilizada para ilustrar interesses politiqueiros de divulgação da cidade, estamos diante de uma situação criminosa, na medida em que pessoas morrem ou sofrem lesões corporais de natureza grave, que certamente poderiam ser evitadas se o Governador e o Secretário cumprissem a decisão judicial que, há mais de 2 (dois) anos ordenou a recuperação integral do sistema de bondes, com a devolução dos 14 bondes tradicionais em perfeitas condições de operação.
A superlotação, alegada pelo Secretário à imprensa, é fruto do número reduzido de bondes em operação. A verba que deveria ter sido utilizada para restabelecer a operação dos 14 bondes foi aplicada indevidamente em uma tentativa fracassada de modernização dos bondes, verdadeira aventura tecnológica que resultou em pseudo-VLT’s com aparência de bondes, os quais seguem apresentando problemas de freio, poluição sonora e instabilidade nas curvas. Em paralelo, os poucos bondes tradicionais que não sofreram desmantelamento, foram relegados ao abandono, à falta de manutenção preventiva e seguiram operando em condições totalmente precárias.
Estes fatos foram exaustivamente denunciados pela AMAST às autoridades competentes em âmbito administrativo e judicial, porém nada de concreto foi feito para reverter a situação.
O CREA, em relatório da CAPA (Comissão de Prevenção de Acidentes) divulgado publicamente, recomendou que os bondes modificados não fossem colocados em circulação devido à falha grave na localização do sistema de freios. A recomendação foi solenemente ignorada pelo Governo do Estado (Sérgio Cabral), Secretaria de Transportes (Júlio Lopes) e Central Logística (empresa que administra o sistema de bondes).
O Ministério Público Estadual, apesar de ter movido Ação Civil Pública na qual obteve liminar, sentença e decisão em recurso favoráveis à restauração completa do sistema de bondes, jamais fez qualquer pedido à justiça de execução provisória das referidas decisões.
O Tribunal de Contas do Estado julgou ilegal o contrato da T’TRANS com a Central Logística (empresa estadual que administra o sistema de bondes de Santa Teresa), o que, em tese, acarretaria a necessidade de punir os responsáveis pela negociata e reparação dos prejuízos causados ao erário, mas até o momento não se teve notícia de qualquer punição e muito menos de restituição da verba pública ilegalmente empregada.
A Comissão de Transportes da Câmara Municipal, após intensos trabalhos, propôs uma série de medidas e recomendações, além de apontar fatos merecedores de atenção e providências, relacionados à ordenação do trânsito em Santa Teresa. Contudo, a Prefeitura do Rio de Janeiro (Eduardo Paes), a CET Rio e a Secretaria Municipal de Transportes não moveram uma palha para alterar a triste e perigosa realidade em que nós, moradores de Santa Teresa, vivemos diariamente.
Pelas razões acima, e por todos os outros motivos que até as pedras centenárias das ladeiras de Santa Teresa conhecem, reputamos como principais culpados as autoridades aqui mencionadas, com especial destaque para:
O Governador Sérgio Cabral, que com sua habitual desfaçatez, suscitou à época do acidente que vitimou a Prof. Andréa de Jesus Rezende, uma possível municipalização dos bondes, com o único propósito de desviar o foco da imprensa quanto à raiz do problema, haja vista que nenhuma palavra voltou a ser dita sobre o assunto nos últimos 2 (dois) anos.
O Secretário Júlio Lopes, pela malversação da verba pública que deveria ter sido aplicada na recuperação dos 14 bondinhos tradicionais, e que foi aplicada na aventura tecnológica fracassada empreendida pela empresa T’TRANS, que resultou na criação de aberrações com aparência de bonde porém repletas de problemas de projeto que até hoje não foram superados;
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, pela omissão em requerer à justiça a execução provisória das decisões que ordenaram a recuperação integral do sistema de bondes de Santa Teresa, mesmo após o esgotamento dos principais recursos em que o Estado saiu-se perdedor;
É difícil acreditar que os verdadeiros responsáveis pelas mortes, ferimentos, famílias e sonhos destruídos algum dia serão culpados, mas é esse o nosso desejo e nossa luta, pois temos a convicção de que somente a punição exemplar seria eficaz no sentido de reverter a situação crítica que tem sido imposta ao nosso bairro, ao nosso sistema de transporte e às nossas vidas.
Por fim, convocamos os moradores de Santa Teresa e a população do Rio de Janeiro para se juntarem a nós nessa luta hercúlea e contínua que constitui uma missão histórica da AMAST. Pedimos que continuem acompanhando e participem dos atos públicos e manifestações, virtuais e presenciais, programados pela associação, com destaque para o dia do aniversário do bonde, 01/09, cuja comemoração já seria substituída por protesto em forma de luto, agora com mais razão de ser em função desse lamentável acontecimento.
AMAST
Filipa, vc. conseguiu em poucas palavras dizer deste crime horrível, e de um Governador Criminoso.
ResponderExcluirParabéns por seu grito em prol de nosso Rio de Janeiro.
Abs,
Luiza de Souto Maior-rj
Filipa se cada um dos brasileiros e principalmente os cariocas, tivessem a sua voz e sua coragem, teríamos um mundo melhor , e o Rio seria sempre a Cidade Maravilhosa.
ResponderExcluirFlávia Alessandra-RJ
Grata por sua voz, Filipa! Há muito o Rio deixou de ser a cidade maravilhosa pra se transoformar num filme de terror!
ResponderExcluirBjs
Belvedere